Populares Mês

quarta-feira, 7 de agosto de 2013


Em 34 edições, 2 oficiosas e 32 oficiais da Supertaça Cândido de Oliveira, 19 triunfos do F.C.Porto, os quatro últimos consecutivos, maioria absoluta, mais triunfos que todos os outros juntos. Portanto, pode dizer-se com toda a propriedade que a Supertaça é uma Quinta do Dragão. Mas, curiosamente, uma das poucas vezes que assim não aconteceu, foi frente ao adversário do próximo sábado, o Vitória S.C. Curiosamente, também, treinava o melhor clube português, Joaquim Lucas Duro de Jesus, conhecido no mundo do futebol por Quinito. Disse curiosamente, porque Quinito, um dos poucos treinadores que no longo reinado de 31 anos de Pinto da Costa na presidência do F.C.Porto, não foi campeão. Pior, Quinito não ganhou nada - os outros que não foram campeões, foram Octávio Machado, Del Neri, Victor Fernandez e José Couceiro. No entanto, Octávio ganhou uma Supertaça, 1-0 frente ao Boavista; Fernandez  ganhou a Supertaça, 1-0 ao Benfica e a Taça Intercontinental, frente ao Once Caldas, 8-7 após desempate através da marca de grande-penalidade, depois de 0-0 nos 120 minutos de jogo.
É com este quadro no pensamento que Paulo Fonseca está a preparar o do próximo sábado. É com a consciência que se ganhar, para ele é óptimo, será o seu primeiro troféu como treinador, mas para o F.C.Porto é apenas mais um, por acaso, o quinto consecutivo; no entanto, se perder e como a todo esse peso da tradição, se junta um claro favoritismo portista; não só não acrescenta um título ao currículo, como se junta à pequena minoria dos que perderam. Não será o fim do mundo; não cairá o Carmo e a Trindade; nem as suas capacidades serão questionadas - no futebol tudo pode acontecer e não há vencedores antecipados; mas que não haja dúvidas, será um grande balde de água fria no entusiasmo dos que torcem pelo F.C.Porto. Para não haver surpresas, para além de preparar bem o jogo e escolher bem quem o inicia, é importante passar a mensagem que ninguém ganha antes de jogar; que não basta ser melhor na teoria; que é preciso fazer acontecer, não ficar à espera que aconteça. Se fizermos o que precisa de ser feito, é mais uma Supertaça para o Museu que está aí, está a ser uma realidade; é iniciar a época com o pé direito; é manter a chama alta. E um Dragão que é Dragão, tem de estar com a chama sempre bem alta.

Notas finais:
Bem, como não sou especialista em golfe, não sei se o troféu é muito bonito para essa modalidade, mas como na Administração da SAD do F.C.Porto há, pelo menos um administrador que tem jeito para dar umas tacadas, talvez a declaração de Pinto da Costa  faça sentido...

Ia comentar o artigo de hoje do Dr.Cutty Sark no panfleto da queimada... Mas depois lembrei-me que o Dr. está de férias e nas férias todos nós temos sempre tendência para os exageros... Porém, deixo uma pergunta ao Dr. Eduardo Barroso: Rojo e Rinaudo, deviam ou não, ser expulsos no jogo frente ao West Ham?

Estava eu a fazer o post quando recebi um sms do meu amigo José Manuel Conceição:
«Vila, ontem Mário Coluna fez 78 anos e o antigo capitão do Benfica teve direito a um jantar de homenagem organizado pelo João Malheiro, no estádio da Luz. Achas que terá havido uma micadê-la?»
- Meu caro, Zé, lá diz o povo, cesteiro que faz um cesto, faz um cento... E porque falas no Coluna, pelo que diz o Baninho... depois do Markovic ser o novo Eusébio, o nonvo Coluna está encontrado: é o irmão do Matic.

Coloquei no Facebook, mas não poderia de deixar de partilhar também aqui

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset